• Pullips
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000001_zps3f1d850a.png
    Clique e conheça mais sobre estas encantadoras dolls! Leia Mais...
  • Rainbow Cupcake
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000002copy_zps036529c7.png
    Aprenda aqui como fazer a lendária receita de cupcake arco-íris! Leia Mais...
  • Backstreet Boys
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000005_zpsb518dd09.png
    Leia neste post como esta incrível banda faz parte da minha vida há mais de uma década e a minha saga para conhecê-los! Leia Mais...
  • Britney em imagens raras
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000004_zps8cfbd2dd.png
    Veja aqui imagens raras de Britney Spears em sua trajetória pessoal e profissional. Leia Mais...
  • Salvador
    http://i25.photobucket.com/albums/c98/nanadorough/teste000006_zpscada8fdb.png
    Veja aqui imagens desta terra encantadora e cheia de luz! Leia Mais...

17 novembro 2012

5 dicas para você diminuir a taxa de rejeição do seu blog!

Ooooi, gente!

Nosso post de número 99 será um... Tutorial!

Não, pera.

Ia ser um tutorial, mas como ficou muito grande, vou dividir em partes!

Assim, hoje falaremos sobre "Taxa de rejeição do blog"!

(Ou vai me dizer que você nem sabia que teu blog tem uma "taxa de rejeição"?)

Pois tem! E provavelmente é alta. Me arrisco a dizer que é mais de 70%.

Aí você, que tem milhões de seguidores, milhões de comentários, é super popular vai dar o famoso piti e gritar: O MEU BLOG NÃO TEM TAXA DE REJEIÇÃO, TODO MUNDO AMA MEU BLOG!


É, pode até amar, mas o nosso querido amigo Google não enxerga as coisas assim... E eu sugiro que você seja mais amigo(a) do Google. Questão de troca de interesses...

Se você não faz nem ideia de onde olha isto, acesse: http://www.google.com/analytics/ e faça o login com a sua própria conta do blogspot, caso tenha blog nele. 

Lá dentro tudo é muito intuitivo (como tudo no Google), não tem mistério de como olhar! No Analytics você terá um raio-x completinho, detalhado e verdadeiro do seu blog, com todas as estatísticas possíveis e imagináveis e o que é melhor: tudo de graça!

Bom, mas vamos a um breve resumo sobre a taxa de rejeição (afinal, este é o assunto do post).

A tal "Taxa de Rejeição" nada mais é que a quantidade de visitantes (apresentada a você em percentual) que entrou no seu blog, visualizou apenas a "home" (ou “página de entrada”, aquela primeira aberta, quando se acessa) e saiu dele, sem clicar em nenhuma outra página sua.

Assim sendo, se 100 pessoas visitaram seu blog e 75 delas só leram a página principal, sua taxa de rejeição é de 75%, alta pra caramba!


Ok, você deve estar se perguntando: Mas por que o Google considera como rejeição meus fiéis leitores lindos que me seguem e realmente não clicarão em página nenhuma, pois acompanham o blog diariamente?

Então, para o "Gugol", você é um forever alone, um rejeitado (ou como diriam naquelas novelas da Globo que se passam no nordeste, um "enjeitado"), simplesmente porque os robôs deles entendem que, se quem visitou o seu blog não quis acessar mais nenhuma outra página sua, é porque provavelmente ele não achou o restante do conteúdo interessante. Sacou?!

Assim sendo, a Taxa de Rejeição do Google Analytics é utilizada como um indicador da qualidade do seu site na seguinte proporção: quanto menor a sua taxa, mais interessante é o seu conteúdo. E isso, reza a "lenda" que altas taxas de rejeição desfavorecem o aparecimento de seu blog nos motores de busca do Google, o que passa a ser algo ruim pra quem quer levar um blog de fato a sério.

Bom, você já viu que sua rejeição tá alta, foi ali, chorou nos braços do seu amor ("...seja queeeem foooor...") que riu da sua cara e te perguntou: "Você jura que fez um blog e não instalou o Analytics nele pra acompanhar?" e agora quer saber: "Mas como eu faço pra minha taxa de rejeição baixar?"

Acalme-se!

Há inúmeras formas... (E que qualquer blog de sucesso usa - e você nem percebe que estão usando).

Vou passar 5 bem simples que diminuem mesmo! Em dois dias você já percebe a diferença!

Well, isso tudo isso que eu vou dizer a seguir pode parecer óbvio demais, mas não é. Você tem que passar a entender melhor a interface do seu blog e a considerar quais são as partes mais ou menos importantes dele.

Assim:

1. Entenda: o espaço de um blog é valiosíssimo. Não o desperdice com bobagens!

O mal do blogueiro (e já foi meu mal um dia também) é sair enfiando tudo quanto é coisa na tal da "sidebar" (que é a barrinha lateral do blog) a título de "enfeite".

Aí é um tal de por gif, plaquinha, selinho que ganhou da amiga do outro blog, previsão do tempo, alimente o peixe, hamster e ornitorrinco virtuais, lista de blogs que leio/sigo/amo/sou, calendário, relógio...

É tanta tranqueira que o leitor se perde... E acaba por não interagir com o seu conteúdo!

Assim sendo, retire estes aplicativos e links inúteis e deixe apenas aquilo que serve de alguma forma a você e ao leitor.

Deixe sua interface mais limpa, apenas com aquilo que realmente interessa. Elimine os gadgets inúteis, deixe apenas os "blogs amigos/ que sigo" que realmente trazem leitores ao seu blog ou com quem você realmente estabeleceu uma parceria bilateral. 

Reveja dos milhões de blogs para os quais você está fazendo propaganda de graça, quem realmente ainda mantém o link do seu e elimine sem dó os que não agregam resultado.

Lembre-se: você pode não se dar conta, mas um blog pode ter um alcance que nem imaginamos. E fazer propaganda de graça ou manter gadgets inúteis é a mesma coisa de você jogar seu TCC da faculdade (que você gastou 1 semestre pra fazer e irá apresentar amanhã) na privada e dar descarga.

Procure unir os "blogs amigos" em imagens com link. Faça você mesmo uma padronização de banner ou peça pro seu "blog amigo" o banner dele. 

Duas dicas de dimensões bacanas são: 140X70 e 240X40.

Assim, você divulga os amiguinhos de maneira organizada e todo mundo fica feliz!

Bom, limpou a interface do blog?

Agora, dá uma olhada como ficou!

Outra coisa, né?! Mais limpo, mais organizado, bem melhor...

Agora vamos à dica de número 2:

2. Coloque na sidebar mais formas de interação entre leitor/blog.
Este recurso serve até pra quem lê seu blog todo dia e às vezes quer reler algo, consultar ou mesmo usar um link de post seu pra outras redes sociais, mas acaba desistindo pela dificuldade em encontrar as postagens antigas...

Bom, mas quais formas de interação você já pode começar a usar? Vou citar as básicas, que já estão como gadget do layout, é só você incorporar!

Postagens Populares:
Com esse gadget bem posicionado na sidebar do blog, você pode induzir seu leitor a ler/reler postagens antigas suas e assim interagir mais no blog (do jeito que o "Gugol" quer).

E o melhor: Geralmente as postagens populares são as mais interessantes do blog! Promovendo este conteúdo (até entre seus leitores fiéis, que podem usar estes links em outros ambientes) seu blog é bastante divulgado! 

Arquivo:

Mostrar o arquivo do blog é mais importante do que você imagina! Vejo que muita gente até adiciona o recurso, mas ele fica tão escondidinho que perde até a utilidade. Mostrando o arquivo, você viabiliza aos vários usuários novos que acessam seu blog a visualização de coisas legais que você postou há algum tempo e que estão "esquecidas" nos arquivos!


Caixa de pesquisa:
É outra também que fica quase que perdida nos blogs... Coloque em lugar de fácil visão no blog, para que seu leitor faça uso! E não se esqueça de colocar marcadores nas postagens que sejam relacionados ao conteúdo e que facilitem a busca, não só a interna, no blog, como também a que ocorre nos sites de busca!

Bom, você também tem que entender que, antes de fazer propaganda do blog alheio, você tem que fazer propaganda do seu próprio blog. Até porque, presumo que, se você gasta tempo escrevendo algo, espera que as pessoas leiam, né?!

Pois então...

3. Coloque em seu blog o máximo de instrumentos que levem às postagens do seu blog e diminua os que levem para fora do blog

Pode parecer besteira, mas muitas das vezes colocamos inúmeros links aparentemente inofensivos na sidebar, mas que são verdadeiras "portas de saída" de nossos blogs, como por exemplo: link pro Facebook, pro Orkut, pro Twitter, Flickr, Instagram, gadgets que ao serem clicados levam ao site criador... Coisinhas que não colaboram nem pro aumento do tempo de permanência no blog, quiçá pra diminuição da sua taxa de rejeição!

E não se esqueça: A chance de quem sai de um blog via link voltar é beeem pequena...

Uma dica minha é: reuna todos estes links seus de outras redes sociais em uma página (aba) por exemplo. Ou mesmo, coloque apenas as imagens das "logos" no blog cada uma com o seu respectivo link, servicinho que você faz com o gadget "imagem":

Falando nele, este recurso parece inofensivo mas é poderooooso...

Basta saber usar! Com ele você pode, por exemplo "sugerir" postagens ao seu leitor divulgando na sidebar uma imagem (ou pequeno banner) com o link para o post.

Quer um exemplo? Fiz isto no "Vale a pena ler" (que você já deve ter visto aqui do lado direito).
Peguei 2 posts bacaninhas que eu fiz e eu "ressucitei", fazendo uma pequena propaganda deles... Tá dando certo, viu?! Ambos já subiram várias posições no ranking dos populares, desde que eu comecei com a propaganda.
E aí vai da sua imaginação e percepção do que está dando certo ou não! 

Você pode fazer banners que levem às promoções de seu blog, às postagens mais comentadas, divertidas, curiosas... Enfim! Você pode criar diversas "categorias" pra divulgar seu próprio conteúdo e até para estimular que leiam posts que você considere bons, mas que não tenham tido tão bom alcance (e de quebra baixar as taxas de rejeição, já que o leitor irá se "movimentar" dentro do seu blog)!

E isso tudo, apenas unindo imagem ao link neste gadget já velho conhecido nosso (que parecia não ter utilidade nenhuma)!

Além disso, este tipo de uso de banner, compacta a informação e deixa o layout do blog mais livre pra você inclusive usar como divulgação (mas isso é assunto pra outro post).

4. Procure exibir suas postagens (ou caminhos para ela) já no início do blog. 

Isso facilita a visualização e garante que todos vejam. Afinal, não é todo mundo que desce a barrinha de rolagem até o final. Assim, lembre-se: quanto mais "embaixo" estiver determinado elemento na sidebar, menor será seu destaque e, consequentemente, menores as chances de alguém ver.Uma dica é o uso das abas (páginas), nas quais você pode organizar o conteúdo já próximo ao cabeçalho e inclusive criar um índice (veja o meu aqui) das postagens.

Dá trabalho no dia que você faz, mas depois é fácil de manter (e as pessoas recorrem sim! Já posso perceber a diferença nas estatísticas).

O índice, da forma como eu estruturei o meu, dá o conteúdo "mastigadinho" do seu blog pro leitor, separado por assunto, bastando ele ler o título e clicar no que interessar mais.

Assim, você tem que sempre fazer de tudo para facilitar a vida do leitor, oportunizando o contato dele com o conteúdo do seu blog.

E por último (e não menos importante):

5. Retome postagens antigas em seus novos textos.  Se você, em março, escreveu sobre... sei lá... Facebook e voltou a escrever agora, retome! Coloque no post novo o link pra antiga postagem relacionada a aquele conteúdo (como eu fiz agora a pouco com o índice do blog e muitos de vocês devem ter clicado!). Isso, além de enriquecer o texto, faz seu leitor visitar mais seu blog!

Uma diquinha extra é: fazer a manutenção da interface do blog, eliminando o que está muito pesado e trocando a posição dos elementos até para testar os resultados que isto gera em seu blog! E lembre-se: se você tem "A" internet, não é todo mundo que tem. E blogs pesados demais, fazem as pessoas desistirem de ler.
Bom, o post ficou longo, eu sei, mas precisava falar sobre isso com vocês!

Voltarei mais depois pra um tutorial bem especial que estou preparando!

Não se esqueça de clicar em "Leu?" nesta barrinha rosa aqui embaixo e participar do nosso ranking de leitores!

Abraços!

Com carinho,





Nenhum comentário:

Real Time Web Analytics